PEDAGOGIAS CULTURAIS

  • Autor
  • Anderson Fernandes da Silva Junior
  • Co-autores
  • Silvani da Silva Lemos Amorim
  • Resumo
  • O relatório de estágio supervisionado, realizado na EMEIEF Balão Mágico, aborda a importância da prática pedagógica, refletindo sobre a evolução da pedagogia, articulada aos saberes das pedagogias culturais no ambiente escolar, com ênfase no trabalho com datas comemorativas. O estágio evidenciou que, quando essas datas são ressignificadas de forma crítica e criativa, tornam-se instrumentos pedagógicos eficientes para promover identidade, diversidade cultural e inclusão, aproximando os alunos do conteúdo de maneira significativa e estimulando-os a atuar como discentes ativos e curiosos, por meio de estratégias diversificadas da professora, como aulas esportivas, atividades práticas e jogos. A fundamentação teórica se apoiou em autores como Stuart Hall, Henry Giroux, Viviane Camozzatto, Steinberg e Kincheloe, que destacam a identidade cultural como processo dinâmico e defendem a escola como espaço de produção cultural. Nesse contexto, datas como o Dia da Consciência Negra, o Carnaval, o Dia do Índio e o Dia Mundial da África foram trabalhadas para valorizar diferentes culturas, estimular reflexões críticas e combater preconceitos, consolidando uma educação inclusiva e promovendo interação eficaz entre professor e aluno. O estágio compreendeu três momentos principais: observação, participação e regência. Na observação, identificou-se o uso de práticas lúdicas pela professora regente, como músicas, contação de histórias, jogos e recursos visuais, que despertavam interesse e favoreciam o aprendizado. A participação possibilitou contato direto com os alunos e apoio em atividades avaliativas, planejamento de aulas e projetos. Durante a regência, o estagiário aplicou atividades que integraram ludicidade e cultura, sempre relacionadas ao cotidiano das crianças, incluindo aulas sobre famílias silábicas, datas comemorativas, profissões, meio ambiente e diversidade cultural. Destaca-se o projeto interdisciplinar que uniu o Dia Mundial da África e o Dia Mundial do Meio Ambiente, no qual os alunos confeccionaram uma maquete do continente africano, com elementos naturais e recicláveis, promovendo aprendizagens significativas sobre cultura africana, preservação ambiental e trabalho coletivo, estimulando criatividade e consciência crítica. Outro destaque foi o trabalho com a cultura indígena, em que as crianças pesquisaram, compartilharam conhecimentos e produziram instrumentos musicais tradicionais. Essas experiências evidenciaram a importância de integrar saberes populares, identidade cultural e ludicidade no processo de ensino-aprendizagem, adotando uma abordagem pedagógica inovadora que valoriza criatividade, autonomia e inclusão. O estágio também ressaltou a relevância da inclusão escolar, especialmente no atendimento de alunos com TEA e TDAH, considerando suas singularidades e garantindo sua participação nas atividades, com respeito às diferenças como elemento essencial para a formação de cidadãos críticos e empáticos. Ao longo da prática, constatou-se que a escola constitui um espaço de produção cultural e que o trabalho pedagógico deve reconhecer a pluralidade da sociedade brasileira, ampliando o repertório das crianças e valorizando suas experiências. O lúdico se mostrou aliado indispensável, ao desenvolver habilidades cognitivas, motoras, afetivas e sociais. Conclui-se que as pedagogias culturais, quando aplicadas às datas comemorativas, permitem reinterpretar tradições e estimular a formação cidadã, promovendo respeito, valorização da diversidade e consciência crítica, consolidando a visão da educação como prática transformadora de indivíduos.

     

  • Palavras-chave
  • Pedagogia, Lúdico, Inclusão, Pedagogias Culturais
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 3- Práticas de ensino
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A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.

Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento.  Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.

  • GT 2- Infâncias e Políticas Educacionais no contexto rondoniense
  • GT 3- Práticas de ensino
  • GT 4- Pesquisa em Educação
  • GT 1- Experiências do Estágio Escolar Supervisionado: a perspectiva discente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Juliana Cândido Matias

Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

Comissão Científica

Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

 semanadepedagogia25@gmail.com

Whatsapp

31 9 91377975 (Prof. Dimir Viana)

69 9 8428-5636 (Profa. Juliana Matias)

 

REALIZAÇÃO

DAED – Departamento Acadêmico de Educação UNIR – Universidade Federal de Rondônia

Campus UNIR – Rolim de Moura

Avenida Norte/Sul, 7.300 – Bairro Nova Morada, Rolim de Moura – RO